ColunistaPostStock Car

Stock Car disputa 10ª etapa da temporada no Velocitta

Um novo capítulo na disputa pelo campeonato. Gabriel Casagrande busca um bom resultado para ampliar distância para Daniel Serra

A Stock Car vai realizar a 10ª etapa da temporada 2021 no Velocitta, em Mogi Guaçu, retornando pela segunda vez neste ano para disputar uma prova por lá. No início da temporada, a categoria fez uma rodada dupla no autódromo em junho, que corresponderam à 3ª e 4ª etapa.

Foram quatro corridas disputadas no Velocitta por conta do formato da Stock Car, Gabriel Casagrande e Lucas Foresti venceram no sábado, enquanto no domingo foi a vez de Rubens Barrichello e Ricardo Zonta brilharem no pódio.

Muita coisa já aconteceu neste ano na Stock Car, entre pódios e vitórias que caíram, mas depois da utilização do recurso, os pilotos tiveram os seus pontos devolvidos. A temporada da Stock Car está se encaminhando para o final, depois do Velocitta a categoria vai disputar uma prova em Santa Cruz do Sul no dia 21 de novembro, para encerrar o ano em Brasília, na prova programada para o dia 12 de dezembro.

A busca pelo título está acirrada, Gabriel Casagrande é o atual líder e conta com 278 pontos, enquanto Daniel Serra que teve um resultado ruim no anel externo de Goiânia, conta com 262 pontos. Rubens Barrichello aparece na terceira posição do campeonato, somando 234.

A etapa da Goiânia foi promissora para Ricardo Maurício, onde o piloto conseguiu três vitórias e agora ocupa o quarto lugar com 231 pontos. Um pouco mais distante temos Cesar Ramos em quinto lugar com 218 pontos, contra 210 de Ricardo Zonta.

Dados da temporada 2021 até a 9ª etapa

VITÓRIAS

1) Ricardo Maurício – 5
2) Gabriel Casagrande – 2
3) Thiago Camilo – 2
4) Atila Abreu – 2
5) Rubens Barrichello – 2
6) Daniel Serra – 1
7) António Félix da Costa – 1
8) Lucas Foresti – 1
9) Ricardo Zonta – 1
10) Rafael Suzuki – 1

POLES

1) Rubens Barrichello – 2
2) Ricardo Maurício – 2
3) Cacá Bueno – 1
4) Gabriel Casagrande – 1
5) Ricardo Zonta – 1
6) Thiago Camilo – 1
7) Rafael Suzuki – 1

* Dados retirados do site da Stock Car

Do primeiro ao sexto colocado, todos vão receber o lastro de sucesso: 1ª 30kg, 2ª 25kg, 3ª 20kg, 4ª 15kg, 5ª 10kg e 6ª 5kg.

A pista cobra bastante dos freios, desta forma os times e pilotos precisam ter mais atenção quanto a utilização desta peça. Durante as atividades de pista, o conjunto dos freios é verificado, para saber como estão as suas condições. Não são esperadas temperaturas tão altas neste fim de semana no Velocitta.

A Stock Car está contabilizando as ultrapassagens dos pilotos, a categoria se mostra bem competitiva e em 2021 com nove etapas se aproxima das 6 mil ultrapassagens. De acordo com o levantamento feito pela Stock Car Systems – a divisão de tecnologia da informação da categoria – os pilotos protagonizaram 5,951 trocas de posição.

Eles estão validando a ultrapassagem depois da volta completada, não com as alternâncias de posição que ocorrerem durante uma volta, se estivessem levando em consideração esse dado, o número de ultrapassagens seria ainda maior. Gaetano di Mauro é o atual líder, um destaque pois o piloto costuma fazer corridas de recuperação, atualmente ele conta com 271 ultrapassagens. Denis Navarro é o segundo colocado com 267 ultrapassagens.

Ranking de ultrapassagens após 9 etapas:

1º – Gaetano Di Mauro,  271
2º – Denis Navarro, 267
3º – Guilherme Salas, 246
4º – Pedro Cardoso, 235
5º – Ricardo Zonta, 228
6º – Rafael Suzuki, 215
7º – Lucas Foresti, 210
8º – Átila Abreu, 209
9º – Felipe Massa, 207
10º – Julio Campos, 205
11º – Daniel Serra, 202
12º – Tuca Antoniazzi, 193
13º – Cacá Bueno, 191
14º – Guga Lima, 187
15º – Gabriel Casagrande, 182

* Dados retirados do site da Stock Car

A próxima disputa no Velo Città promete ser mais uma etapa que vai adicionar emoção ao campeonato.

Gustavo Frigotto que não participou das últimas quatro etapas (duas em Curitiba e duas em Goiânia) vai correr mais uma vez na Stock Car.

Confira a programação!

Programação da Stock Car para a 10ª etapa – Foto: Ale Ranieri/BP
Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados