ColunistaFórmula 2Post

Fórmula 2 e Fórmula 3 alteram o sistema de pontuação para a temporada 2022

Com duas etapas por temporada, a Fórmula 2 e a Fórmula 3 vão implementar um novo sistema de pontuação para 2022

Com o calendário de 2022 da Fórmula 2 e Fórmula 3 definidos, as categorias de base revelaram nesta quinta-feira (21), algumas mudanças no sistema de pontuação do próximo ano. Em 2022 elas vão retomar o formato de duas etapas por evento, fazendo uma mudança plausível na competição.

Em outra postagem, informamos que o formato do fim de semana será composto por um treino livre, uma classificação e duas corridas, a Sprint sendo disputada no sábado e a corrida principal no domingo.

A pontuação ficou desta forma: o piloto que faz a pole-position na F2 ou F3, recebe dois pontos. As categorias de base também vão conceder 1 ponto extra para o piloto que registrar a volta mais rápida em cada uma das provas que for realizada no fim de semana.

LEIA MAIS: F2 revela calendário com recorde de etapas. Enquanto F3 realiza 9 eventos em 2022

O grid da prova Sprint da Fórmula 2 fica definido com a inversão do top-10 depois da classificação, desta forma os oito primeiros colocados da prova Sprint vão receber pontos: 10 pontos para o primeiro colocado, 8 pontos para o segundo, 6 para o terceiro, 5 para o quarto, 4 para o quinto, 3 para o sexto, 3 para o sétimo e 1 para o oitavo.

LEIA MAIS: Detalhes sobre a retomada do formato antigo da F2 e F3 para a temporada 2022

Na Fórmula 3, por ser uma categoria com um grid mais extenso, para definir o grid da Sprint, eles invertem os 12 primeiros colocados obtidos a partir da classificação, ao final da corrida os dez primeiros vão pontuar: 10 pontos para o primeiro colocado, 9 para o segundo, 8 para o terceiro, 7 para o quarto, 6 para o quinto, 5 para o sexto, 4 para o sétimo, 3 para o oitavo, 2 para o nono e 1 para o décimo.

A corrida principal segue com a pontuação semelhante à da Fórmula 1 para as duas categorias: 25 pontos para o primeiro, 18 para o segundo, 15 para o terceiro, 12 para o quarto, 10 para o quinto, 8 para o sexto, 6 para o sétimo, 4 para o oitavo, 2 para o nono e 1 para o décimo.

O máximo de 39 pontos poderá ser obtido durante o fim de semana no campeonato de pilotos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados