ColunistaDestaquesFórmula 1Post

Classificação Barcelona – Pole de Bottas mostra que pré-temporada estilo Rocky Balboa esta dando resultado

Valtteri Bottas confirmou a boa fase hoje (11) em Barcelona. O finlandês anotou 1:15:406, quebrando o recorde na pista em sua nona pole. Foi o único a andar na casa de 1:15. Hamilton ficou separado do companheiro de equipe, por 0s634.

Bottas treinando:

Mesmo com o motor trocado e novas atualizações a Ferrari ficou com a terceira posição, defendida por Sebastian Vettel, ao anotar 1:16:272, muito distante do líder da sessão. Charles Leclerc acabou danificando o assoalho do carro no Q2 e ficou retido em parte do Q3, por conta disso teve que lutar por uma melhor posição, com apenas um jogo de pneus e amanhã larga da quinta posição.

Max Verstappen aproveitou para ficar com o quarto lugar e Pierre Gasly tratou de se posicionar a frente da dupla da Haas, com a sexta posição. Portanto Roman Grosjean e Kevin Magnussen são o sétimo e oitavo respectivamente. Daniil Kvyat, nono, seguido por Daniel Ricciardo, mas o australiano amanhã cumpre punição pela batida com o russo na corrida anterior, desta forma fica com a décima terceira posição e Lando Norris larga de décimo.

A largada para a corrida de Barcelona ocorre às 10h, pelo horário de Brasília.

lll Saiba como foi a Classificação em Barcelona

No início da classificação, a temperatura na pista era 29°C e no ambiente estava na casa de 20°C, muito parecido com o que foi visto durante o TL3.

 

Robert Kubica foi o primeiro a deixar os boxes, utilizando os compostos macios e os favoritos para esta primeira parte da sessão.

O polonês da Williams inaugurou a tabela de tempos, ao anotar 1:21:860, mas logo depois Lance Stroll anotava 1:19:113.

Em regime de bandeira amarela, por conta de Hulkenberg que travou os pneus e bateu na curva 7, Sebastian Vettel fechava o seu primeiro tempo com 1:18:068. Leclerc superava o alemão com 1:17:835. Enquanto isso o alemão da Renault seguia na pista, retornando para os boxes, com a asa dianteira embaixo do carro. Após a chegada dele nos boxes, a pista voltou a sua atividade normal.

 

 

Daniel Ricciardo representava a Renault, mas era facilmente superado, por tinha o tempo de 1:18:550.

Restando oito minutos para o término da sessão, Bottas assumia a ponta com 1:17:175, após superar Verstappen por 0s069. Lewis Hamilton ocupava a terceira posição com 1:17:423. Leclerc e Vettel eram vistos em posição de terceira força. Gasly estava distante do companheiro de equipe, mas era mais um carro da Red Bull, entre os dez, ocupando a sexta posição, mas Kvyat e Albon estavam próximos do francês.

Antes de retornar aos boxes, Leclerc conseguia melhorar para 1:17:388, superando Hamilton para ficar com a terceira posição. Na zona de corte tínhamos Giovinazzi, Raikkonen, Russell, Kubica e Hulkenberg.

Com cerca de dois minutos para o término da sessão, aqueles que lutavam para passar para o Q2, retornaram para mais uma volta. Hulkenberg conseguia subir para a décima quinta posição e entrava em volta de recuperação de baterias, para uma última tentativa com o mesmo jogo de pneus.

Com o cronometro zerado, Lando Norris subia para a sexta posição. Raikkonen se tornava o décimo terceiro, se livrando da zona de corte e era seguido por Pérez, como o único piloto da Racing Point para defender a equipe. Ricciardo passou no limite, com a décima quinta posição.

Desta forma não conseguindo avançar para a próxima parte da sessão, os eliminados foram:

16) Nico Hulkenberg 1:18:404

17) Lance Stroll 1:18:471

18) Antonio Giovinazzi 1:18:664

19) George Russell 1:19:072

20) Robert Kubica 1:20:254

 

lll Q2

 

Com a pista liberada, as Mercedes lideravam a fila de saída dos boxes. Todos utilizando os pneus macios, até por conta da pista que estava mais fria e por todos os problemas que acarretaram quando os médios foram utilizados no TL3.

Hamilton liderava a tabela de tempos com 1:16:038, com Bottas em segundo ao anotar 1:16:269. Sebastian Vettel era o terceiro com 1:16:667. Charles Leclerc cometeu um erro na sua volta e caiu para a quinta posição, após ser superado por Verstappen que tinha 1:16:726.

 

Ao fecharem os seus primeiros giros, a zona de corte tinha: Albon, Pérez, Norris, Kvyat e Raikkonen. A Red Bull voltava a superar a dupla da Haas, pois Grosjean estava em sexto com Magnussen em oitavo.

Restando dois minutos para o término da sessão, os pilotos retornaram para a pista, no entanto Vettel e Verstappen se preservavam nos boxes.

 

Com o cronometro zerado Bottas passou para a ponta com 1:15:924. Daniel Ricciardo conseguia se garantir na décima posição, após Leclerc subir para a quarta posição. No entanto os dois carros da McLaren não conseguiram avançar para o Q3, Carlos Sainz cometeu um erro e extravasou os limites de pista, retornando com os compostos do lado esquerdo sujos.

Daniel Ricciardo mesmo avançando para a última parte da sessão, tem uma punição para cumprir, por conta da batida com Daniil Kvyat em Baku.

lll Eliminados

11) Lando Norris 1:17:338

12) Alexander Abon 1:17:445

13) Carlos Sainz 1:17:599

14) Kimi Raikkonen 1:17:788

15) Sergio Pérez 1:17:886

 

lll Q3

 

Rumo a disputa pela pole, Hamilton e Bottas deixavam os boxes, juntos com Kvyat e Vettel. Aos poucos outros pilotos partiam para a sua primeira tentativa.

O inglês balançava muito no seu giro e conseguia 1:16:040, mas Bottas conseguia anotar 1:15:406. Sebastian Vettel fechava em terceiro com 1:16:272.

 

Verstappen conseguia o quarto lugar com 1:16:357, seguido por Gasly. Grosjean era o sexto com Magnussen colado no companheiro de equipe. Ricciardo,

nono. Charles Leclerc ficava parado nos boxes, para verificação e concertos no assoalho, desta forma o monegasco foi para a pista, restando apenas cinco minutos para o término do Q3 e era o quinto colocado.

 

 

Com 2 minutos, os pilotos retornavam mais uma vez para a pista, todos com jogos de pneus novos. No entanto Leclerc permanecia com o mesmo composto da primeira tentativa.

Valtteri Bottas penaceu com a pole, seguido por Hamilton e Vettel. Nenhum deles melhorou a sua volta. Ricciardo amanhã larga da décima terceira posição, para cumprir a sua punição.

 

 

 

.

BPCast § 31 | Preview GP da Espanha, aquele em Barcelona

Preview GP da Espanha que fica na Catalunha e que pode ser o definidor do campeonato, ou não

TL1 Barcelona – Valtteri Bottas bate dupla da Ferrari em sessão equilibrada

TL2 Barcelona – Bottas confirma ótima fase, liderando dobradinha para a Mercedes

TL3 Barcelona – Lewis Hamilton amplia distância para Ferrari de Leclerc com 0s5

 

Subscribe to
BPCast

Or subscribe with your favorite app by using the address below


Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo